Gatos
Os gatos têm menor necessidade de banho, pois costumam se lamber, cuidando da própria limpeza.. Mas isso não quer dizer que não precisem de banho, como muita gente pensa. Apesar de eles não gostarem muito de água, o banho é imprescindível.
Todo cuidado é pouco, pois na tentativa de fugir do banho eles podem dar uns bons arranhões.
As unhas devem ser aparadas semanalmente, já que são mais fáceis de cortar do que a dos cães. Isso evitará que ele estrague os móveis de dentro de casa.
Outro cuidado importante é tapar as orelhas com algodão para evitar que entre água, causando otite.
Cães
Os cães devem tomar banho uma vez por semana, mais do que isso, você vai estar tirando a proteção natural da pele dele e, menos do que isso, vai deixar sua casa inteira com cheiro ruim.
Os cães costumam manter as unhas aparadas, se estão acostumados a passear na rua, mas ainda assim é preciso cortá-las, e isso só deve ser feito por quem entende. O ideal é levá-lo ao veterinário para cortar as unhas.
Mesmo que seu cão tenha pêlo curto, você deve escová-lo. Caso tenha pêlos longos a escovação é necessária para tirar os nós que se formarão naturalmente e para deixá-los macios e com brilho.
Recomendações Gerais
Usar sempre sabonete neutro.
Os produtos contra pulgas ou carrapatos, somente devem ser usados com recomendação do veterinário, para não intoxicar o animal.
Os bichos devem tomar banho na hora mais quente do dia.
Após o banho, secá-los bem. O uso do secador é recomendado.
Os animais devem ser acostumados desde cedo, a terem os seus dentes escovados. Os cremes dentais usados por nós não podem ser usados por eles.
Nos pet shops serão encontrados produtos apropriados para cães e gatos.
A limpeza dos ouvidos só deve ser feita pelo veterinário. O cotonete só é indicado para a higiene da orelha, ouseja, externamente.
4ºMeu gato esta envelheçendo
A média de vida de um gato é de 15 anos, mas alguns vão além disso. Conforme vai envelhecendo, seu temperamento também muda.
Outras alterações pdem ocorrer, por isso, esteja preparada para essas mudanças e ajude seu gato a envelhecer bem.
O que acontecerá com ele.
O cérebro dele trabalhará de forma mais lenta, portanto suas reações também serão lentas.
Nessa fase, podem ocorrer alguns acidentes, justamente pelo seu reflexo estar vagaroso.
Outra coisa muito comum, é que com o envelhecimento, os gatos costumam voltar aos seus instintos naturais e desaprender o que lhe foi ensinado. Alguns deles ficam mais ariscos, outros mais dóceis e carinhosos.
Os pêlos irão ficar bagunçados e até desiguais em alguns pontos. O apetite na maioria diminue, portanto, é mais raro encontrar gatos gordos quando estão mais velhos.
Como deve ser tratado?
A melhor forma de tratar seu gato na velhice é com muita paciência e não forçando-o a fazer nada que não queira. Se ele se chegar para ganhar um carinho, receba-o bem, mas caso não manifeste a vontade de ser acariciado como antes, deixe-o sózinho.
A alimentação deve também ser modificada, já que ele não precisará mais de tantas proteínas, pois sua energia também estará menor, assim seus rins terão um melhor funcionamento.
À medida que o bichano envelhece, sua visão começará a falhar, mas o mesmo prazer que você tinha em estar com ele, continuará existindo, ainda que ele esteja andando de "bengala".