1. Escovação
Antes do banho é necessário escová-lo. Uma escovação bem feita antes remove os pelos soltos e melhora significativamente a eficiência do shampoo na limpeza da pele. Além disso torna o banho muito mais do que apenas uma limpeza dos pelos.
Antes de escovar, talvez deva considerar utilizar um spray desembaraçante que mudará o pelo deixará a escovação mais fácil, dependendo da raça do seu cão.
Seja metódico com a escovação. Comece pela cabeça em direção à cauda. Escovadas firmes e suaves com ênfase nas suaves. Puxar e rasgar pelos embramados machucam o seu animal e rapidamente estragam sua confiança. A escovação pode e deve ser uma experiência agradável, então nada de pressa.
Para animais com pelagem grossa primeiro escove no sentido contrário do crescimento do pelo e para fora. Quando todo o pelo estiver escovado assim, escove novamente mas no sentido do pelo agora. Para todos os outros tipos de pelo, escove no sentido do pelo. Escovadas longas para animais de pelos longos e escovadas curtas para os de pelos curtos ou mais duros.
Após escovar você pode utilizar um pente para remover mais do pelo solto. Se seu animal suportar o barulho, utilize um aspirador de pó.
2. Banho
Se você utilizar o shampoo correto poderá banhar seu animal de estimação mais de uma vez por semana sem risco de danificar a pelagem. A primeira decisão a tomar é onde o banho acontecerá. Pias ou tanques são suficientes para animais pequenos, enquanto banheiras ou banheiras próprias para animais são excelentes para animais maiores. Mangueiras externas, mesmo que convenientes, não são uma boa alternativa pelo fato da água estar fria. A água deve estar morna para que o shampoo faça seu efeito e também para o conforto do animal.
Aplique uma pomada oftálmica para proteger os olhos do animal e coloque uma bola de algodão nas orelhas para garantir que a água não entre pelos canais. Existem vários shampoos para escolher dependendo da pelagem do seu animal, condição da pele ou resultado final. Não utilize shampoos feitos para humanos. Estes contém detergentes mais fortes, não tem pH balanceado para os animais e ainda danificar o pelo ou a pele sensível.
Molhe o animal completamente com água e aplique o shampoo. Novamente, seja metódico massageando do pescoço à cauda, entre os pelos e até a pele. Use um pano molhado com água e shampoo para lavar a face do animal tomando cuidado para não entrar shampoo nos olhos.
Enxague completamente, prestando bem atenção na região da virilha, axilas e entre os dedos. Aplique o shampoo novamente se necessário e enxague novamente .Para uma pelagem leve, sedosa e brilhante utilize um condicionador logo após o shampoo ou misture o condicionador à água do enxague.
3. Secagem
Comprima o excesso de água do pelo. Para animais de pelos curtos utilize algodão – ou melhor ainda uma toalha absorvente bem felpuda para esfregar o pelo vigorosamente, primeiro no sentido contrário do pelo e em seguida no sentido dele, a partir da cabeça até a cauda.
Animais de pelos longos devem ser penteados para evitar que os pelos se embramem enquanto o animal está secando. Mantenha-o aquecido e longe de frestas enquanto os pelos secam e não permita que seu animal saia enquanto os pelos não estiverem completamente secos. Pelos úmidos são um imã para resfriados.
Para uma aparência ainda mais fofa, passe o secador de cabelo em cães de pelos compridos (com ar morno, nunca quente) enquanto escova os pelos no sentido contrário. Direcione o jato de ar da raiz dos pelos até as pontas. Para remover a aparência fofa, termine escovando os pelos no sentido correto.